Sem categoria

‘Novo Lula’ e água jorrando: como Bolsonaro foi convencido a ir ao NE

Curado do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro deu início nesta quinta-feira a uma agenda de viagens pelo país. A ideia é que, daqui para frente, ele aproveite o final da semana para visitar e inaugurar obras Brasil afora. A primeira parada foi escolhida de maneira estratégica. Bolsonaro esteve no Nordeste do país, região historicamente ligada à esquerda e que concentra o maior índice de rejeição ao presidente da República.

Não é de hoje que Bolsonaro vinha sendo aconselhado a se aventurar por esse terreno ainda arenoso. Antes de o presidente ser contaminado pela Covid-19, um cacique do centrão projetou a ele o cenário de que há espaço para o presidente angariar apoiadores no Nordeste brasileiro. A fórmula veio acompanhada de uma boa dose de populismo.

Na conversa, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) mostrou ao presidente vídeos com uma sequência de imagens de crianças e famílias comemorando a chegada da água em suas casas. A ideia era que Bolsonaro participasse de uma cena dessas.

“Presidente, no dia que tiver uma imagem do senhor comemorando um poço jorrando e se molhando com esse povo, o senhor está reeleito”, disse a Bolsonaro. A avaliação feita é a de que a região ainda é apegada ao ex-presidente Lula, mas atualmente vive um vazio de poder diante da derrocada do petista. Seria esse o espaço que Bolsonaro tentaria ocupar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×