Ricardo Pinto

Mudanças climáticas

Você já percebeu que o clima está mudando?Chegou o verão, se bem que o inverno ainda está acabando. Que louco! Estamos passando por dias em que a temperatura do ambiente tem estado muito elevada para essa estação, com o ar seco e dias ensolarados, sem nenhuma perspectiva de que vá chover nos próximos dias. Muitos irão pensar. Se isso é o inverno, imagine o verão! Ora, tudo tem uma explicação. Aliás, diversas explicações. Sim, porque são muitos cientistas procurando entender o clima e suas alterações. Querem prognosticar o que virá a acontecer com o clima e como isso irá afetar a vida na Terra. Vou dar a minha interpretação, sobre aquilo que compreendo estar ocorrendo.

O clima na Terra está diretamente sujeito as correntes oceânicas. São grandes fluxos de correntes de água quente e fria que fluem entre os hemisférios, sendo aquecidas e resfriadas conforme se aproximam e se distanciam dos polos. Quando aquecidas, tem fluxo mais superficial e quando frias, mais profundas, estando esse fluxo sujeito aos níveis de salinidade na água. Pois bem, aí está a explicação. Com o aquecimento da Terra, fator cíclico que se alterna por milhões de anos, alternando eras quentes com eras geladas, associado a inclinação do eixo do planeta, órbita terrestre, influência gravitacional com outros corpos celestes, proximidade ou aumento da atividade solar, etc. Há muitas explicações. O desequilíbrio do clima vem causando o derretimento dos glaciares (geleiras) e do gelo depositado por milhões de anos nos polos Ártico e Antártico. O grande volume de água doce desse derretimento vai para os oceanos, diminuindo a concentração de sal na água, influindo diretamente no fluxo das correntes oceânicas, alterando o clima.

Calor onde deveria estar frio e frio onde deveria estar mais quente. Aumento da umidade na atmosfera e maior troca de energia entre zonas de alta e baixa pressão. Em algum momento, a umidade alta e o aumento da velocidade do vento, resulta em tempestades muito fortes e mais frequentes. Em outros momentos, faltará umidade e teremos dias tórridos e secos. Rios secam, reservatórios esvaziam, o solo seca, quebram as colheitas. Há outras alterações com suas consequências, mas isso é assunto para outro dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×