Estado de São PauloSaúde

Estado de SP registra aumento de 6,2% nas internações por câncer de pele em 2023

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) divulgou nesta sexta-feira (19) que 14.745 pessoas foram internadas para tratar câncer de pele de janeiro a novembro de 2023. O número representa um aumento de 6,2% em comparação com o mesmo período de 2022, quando 13.881 casos foram registrados.

“O câncer de pele pode ser desenvolvido pela exposição ao sol em qualquer espaço, como na praia, no campo, na cidade, nas montanhas, desde que exista a incidência solar, principalmente quando a exposição ocorre entre 10h e 16h”, afirma a coordenadora da área de dermatologia dos Ambulatórios Médicos de Especialidades Bourroul e Barradas, Bhertha Tamura.

O verão é a época que requer mais atenção da população, por ser a estação mais propícia ao aumento de câncer de pele. No entanto, o sol não é o único vilão para o desenvolvimento da doença. A dermatologista explica que a hereditariedade também pode contribuir para evolução da doença.

“A tendência a ter câncer pode ter influência genética. O tipo de pele clara é mais suscetível e existem algumas condições médicas genéticas que podem facilitar o surgimento de câncer de pele”, conta Bhertha Tamura.

A médica alerta para a importância de observar sintomas do câncer de pele, que em geral são feridas que podem ter a própria cor da pele ou serem avermelhadas e com formação de “casquinhas” que podem sangrar com facilidade.

Confira as principais formas de prevenir o câncer de pele:

  • Evitar exposição ao sol nos períodos de pico dos raios solares, entre 10h e 16h;
  • Utilizar vestimentas apropriadas, inclusive as fabricadas com proteção solar;
  • Utilizar protetores solares nas áreas do corpo expostas ao sol.

Fonte: Zehora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×