Reflexão

Semelhança dos ensinamentos de Jesus e Buda

Jesus e Buda são os grandes inspiradores das duas maiores religiões de todos os tempos. Muitos não sabem, mas há consideráveis semelhanças entre ambos… o que nos leva a crer que sua sabedoria teve origem numa mesma fonte universal. Vejamos algumas semelhanças entre eles.

Raiva, cólera.

Jesus: Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo. (Mateus 5, 22)

Buda: Ó monges, ainda que alguém vos fira, sede pacientes, não tenham cólera nem ódio. Abandonar a cólera ao sabor dos caprichos prejudica o trilhamento do Caminho e destrói os méritos.

Orgulho, humildade.

Jesus: Bem-aventurados os pobres de espírito (humildes), porque deles é o reino dos céus; (Mateus, 5, 3)

Buda: Ó monges, quando em vós se manifestar o orgulho, este deverá ser imediatamente extirpado. Nem sequer os fiéis leigos deverão deixar que o orgulho se desenvolva. Com muito mais razão, portanto, os monges, aqueles que encontraram no Caminho, que se humilham e andam pedindo esmolas para obter a libertação, deverão se abster do orgulho.

Devolvendo o mal com o bem

Jesus: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; (Mateus 5, 43)

Buda: É pela benevolência que se deve vencer a cólera: é pelo Bem que se deve vencer o Mal. Deve-se vencer o avarento pela liberalidade, e o mentiroso pela verdade.”

A importância da prática

Jesus: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7, 24)

Buda: “Saber de cor todos os Vedas não conduz à Verdade. O conhecimento útil, a verdadeira ciência, só pode ser adquirido pela prática.”

Lei de causa e efeito

Jesus: Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. (João 5, 14) [Jesus profere essa frase após curar o cego do tanque de Betesda. Fica claro que o homem era cego porque havia praticado alguma falta e que, se voltasse a “pecar”, coisa pior iria lhe suceder. Aqui vemos uma referência da lei de causa e efeito quando se faz uma ligação entre os atos e um sofrimento que vem em decorrência destes atos].

Buda: “Os seres têm como patrimônio seu karma; são os herdeiros, os descendentes, os pais, os vassalos do seu karma. É o karma que divide os homens em superiores e inferiores.” [Buda fala ainda mais claramente sobre o karma, ou lei de causa e efeito]

O valor da renúncia

Jesus: Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14, 33)

Buda: A esse que nada mais espera neste mundo, nem em um outro mundo, que é a tudo insensível, de tudo desprendido – a esse eu chamo de sábio.

Guiando para a luz

Jesus: Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8, 12)

Buda: “Não busco recompensa alguma, nem mesmo renascer num paraíso; procuro, porém, o bem dos homens, procuro reconduzir os que saíram do Caminho, alumiar os que vivem nas trevas e no erro, banir do mundo toda pena e sofrimento.”

Viver o presente

Jesus: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6, 34).

Buda: “Não corras atrás do passado,

Não busques o futuro,

O passado passou.

O futuro ainda não chegou.

Vê, claramente, diante de ti o Agora.

Quando o tiveres encontrado.

Viverás o tranqüilo e imperturbável estado mental.”

O destino de todos os seres

Jesus frequentemente falava sobre o Reino de Deus ou Reino dos céus, um estado de bem-aventurança que era considerado o objetivo da vida de todos.

Buda falava sobre o “nirvana”, um estado de ser e consciência de suprema felicidade que também era considerado o destino final de todos os seres.

Esse destino é interno e não externo

Jesus dizia que o Reino de Deus não existe com aparência externa, mas existe dentro de nós.

Buda também afirmava que o nirvana é um estado de ser que existe em cada pessoa.

O que plantamos, colhemos

Jesus: “Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” (Mateus 26:52)

Buda: “Eu sou o resultado de meus próprios atos, herdeiro dos meus atos; os atos são a matriz que me trouxe, os atos são meu parentesco; os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize, bom ou mau, eu dele herdarei. Eis em que deve sempre refletir todo homem e toda mulher.”

Semelhanças biográficas

Há também várias semelhanças e paralelos entre a história da vida de Buda e de Jesus. Vejamos algumas:

Desapego em relação à vida humana

Jesus largou tudo para seguir seu ministério.

Buda era um príncipe herdeiro de um reino e também largou tudo para buscar a verdade.

Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41.

Buda: Abandonar os cinco sentidos ao sabor de seus caprichos é como deixar um cavalo indômito sem rédeas. Tal cavalo arrasta as pessoas e as derruba dentro de buracos. O prejuízo causado por um cavalo indômito atinge apenas o presente, mas o causado pelos cinco sentidos atinge inclusive o futuro. Por isso, deveis evitá-lo. O sábio vigia seus cinco sentidos como a um ladrão. Jamais se descuida deles. Mesmo que se descuide por um instante, logo readquire o controle.

Jesus: Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7, 1-5)

Buda: Que ninguém procure o defeito nos outros; que ninguém observe as omissões e ações dos outros. Mas observemos os nossos próprios atos.

Procuravam não possuir coisa alguma

Jesus não possuía coisa alguma.

Buda não possuía coisa alguma.

Ensino simbólico

Jesus ensinava frequentemente por parábolas e símbolos para que pudesse ser compreendido por todos.

Buda também utilizou muitas vezes parábolas e símbolos em seus ensinamentos.

As tentações

Jesus viveu tentações e conseguiu vencer todas elas.

Buda também viveu diversas tentações e conseguiu se libertar de todas.

Um ser reconhecido como “tentador”

Jesus enfrentou e venceu um ser simbólico chamado de “diabo” que criou suas tentações no deserto.

Buda também enfrentou e venceu um ser simbólico que se chamava de Mara, o demônio das ilusões.

Oposição aos religiosos ortodoxos

Jesus confrontou os religiosos ortodoxos de sua época, os fariseus, e disse que sua ortodoxia não conduzia as pessoas ao Reino de Deus. Jesus se referiu aos fariseus como cegos guiando outros cegos.

Buda também confrontou os religiosos ortodoxos de sua época, os brâmanes, afirmando que suas práticas ritualísticas não conduziam as pessoas ao nirvana. Buda também usou a mesma metáfora de uma fila de cegos guiando outros cegos quando se referiu ao conhecimento dos brâmanes sobre a verdade.

Não criaram religiões

Jesus não criou nenhuma religião, embora tenha mencionado a criação de uma “igreja” do latim ecclesia, do grego Ekklesía, que significa uma comunidade, assembleia ou associação onde todos se reuniam para um fim comum.

Buda também não criou qualquer religião, mas também falou da sangha, que é uma comunidade onde os adeptos se reúnem para praticar o Dharma, ou a lei transmitida, os ensinamentos de Buda.

Nunca escreveram nada

Jesus nunca escreveu nada

Buda também nunca escreveu nada

Vida após a morte

Jesus afirmava que existia uma vida após a morte

Buda também afirmava a existência de uma vida no além-túmulo.

(Hugo Lapa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×