Sem categoria

Governo de SP muda as regras e comércio poderá funcionar 6 horas em quatro dias da semana durante fase laranja

O governo de São Paulo vai publicar um decreto que permite a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais dos municípios que estão na fase laranja de flexibilização econômica durante a quarentena do coronavírus. A mudança é opcional e os estabelecimentos comerciais poderão funcionar por 6 horas diárias, 2 horas a mais do que o atual permitido, mas terão que fechar durante três dias da semana.

Atualmente, os comércios no estado podem abrir durante os 7 dias da semana, mas devem funcionar apenas 4 horas por dia.

“Nós fizemos a avaliação da operação que existe hoje recomendada de 4 horas com o funcionamento de 20% da capacidade e o ponto que o Centro de Contingência colocou aqui como opcional seria o funcionamento por seis horas durante 4 dias úteis, operando 4 dias, fechando 3 dias, para que isso viabilize um melhor planejamento do comércio e garantindo a segurança no aspecto de saúde. Então, esse foi o ponto aqui aprovado e autorizado que será incluído como uma das respostas dos pleitos setoriais e será aqui objeto do decreto que será publicado nos próximos dias para funcionamento a partir da semana que vem na fase laranja”, afirmou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Itaquaquecetuba

O Centro de Contingência do Coronavírus também recomendou ao governo estadual que o município de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, retroceda no avanço da flexibilização do plano econômico e passe da fase laranja, em que se encontra atualmente, para a fase vermelha, a mais restritiva, onde é permitido o funcionamento apenas dos serviços essenciais.

“O Centro de Contingência avaliou os indicadores utilizados no Plano São Paulo para esse município que mostra uma taxa de ocupação muito alta de leitos de UTI bem acima de 80%, e taxas de epidemia, de aumento de internações muito elevadas, de forma que o Centro de Contingência recomenda que esse município institua a fase de quarentena no nível vermelho”, afirmou Paulo Menezes, coordenador do órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×