Sem categoria

Bolsonaro aposta em vacina de Oxford: ‘Não é daquele outro país’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) elogiou hoje a candidata à vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e testada no Brasil. Durante sua live semanal, Bolsonaro disse apostar que “tudo dará certo” e que o país receberá 100 milhões de doses da vacina em 2020.

“Se fala muito sobre a vacina da covid-19. Nós entramos naquele consórcio de Oxford, e pelo que tudo indica [a vacina] vai dar certo e 100 milhões de unidades chegarão para nós. Não é daquele outro país, não. Tá ok, pessoal?”, disse o presidente, possivelmente fazendo referência à China, que está desenvolvendo uma vacina em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

A vacina de Oxford, já na fase de testes em larga escala em humanos, é desenvolvida em parceria com a AstraZeneca. No fim de junho, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), por intermédio do Ministério da Saúde, firmou um acordo com a biofarmacêutica para a compra de lotes e transferência de tecnologia. Os testes no Brasil estão sendo feitos em estudo liderado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Mais cedo, a AstraZeneca afirmou que está tendo “bons resultados” com sua vacina, vista amplamente como a líder na corrida por uma imunização contra o novo coronavírus.

“O desenvolvimento da vacina está progredindo bem. Até agora, recebemos bons dados. Precisamos mostrar a eficiência do programa clínico, mas por enquanto tudo vai bem”, disse o presidente-executivo da empresa, Pascal Soriot, em uma teleconferência com a imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×