Hospital Municipal de Barueri enfatiza a importância da doação de leite humano
Resumo:
- O HMB promoveu um evento para conscientizar gestantes e puérperas sobre a importância da doação de leite humano, destacando seus benefícios para mães e bebês.
- O Banco de Leite Humano do hospital atende uma área de 13 km e garante a pasteurização e estocagem do leite doado.
- A doação contribui para a saúde pública, reduzindo custos e beneficiando a comunidade.
No dia 19 de maio, em celebração ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, além da Semana Nacional de Doação, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal de Barueri (HMB) Francisco Moran promoveu um evento especial com gestantes e puérperas. O objetivo foi conscientizar sobre a relevância da doação de leite humano para o bem-estar de mães e bebês.
Os benefícios do aleitamento materno para mães e bebês foram amplamente discutidos durante o evento. Entre os principais benefícios estão:
- Prevenção de cânceres de mama, útero e ovário;
- Redução do risco de doenças como hipertensão, diabetes e depressão pós-parto;
- Diminuição de sangramentos pós-parto;
- Prevenção de alergias, diarreia e outras doenças crônicas nos bebês;
- Nutrientes essenciais para o crescimento saudável dos bebês;
- Estímulo ao desenvolvimento da cavidade bucal;
- Melhoria da digestibilidade do alimento.
Bianca Umbelino, nutricionista clínica, abordou os principais desafios enfrentados na campanha de doação: “Organizamos este evento para alertar sobre a importância da doação do leite humano. Quanto mais as mães doam, mais produzem e, assim, ajudam a salvar vidas”, destacou.

Ela também ressaltou a necessidade de prolongar a doação: “Atualmente, temos um estoque de 60 litros, o que atende por cerca de três meses. Contudo, o ideal seria termos 90 litros. Não existe leite ‘fraco’. Qualquer quantidade de leite doada é de grande valor”, afirmou Bianca, que também esclareceu dúvidas das participantes sobre o processo.
Saiba mais
Interpretação voluntária: inclusão e solidariedade
Adriana Rodrigues de Almeida, moradora do Parque Viana, se destacou durante a reunião ao traduzir para sua amiga Kelly Andrade, surda e moradora do Vale do Sol, as explicações da nutricionista. Embora não seja intérprete profissional, Adriana é apaixonada pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sempre se disponibiliza para ajudar: “Esta é a quarta pessoa surda que auxilio no HMB. Sou viúva há 10 anos e participo de várias atividades na Secretaria da Mulher e na SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência). Desde que me formei em Libras, em 2017, essa tem sido minha vida”, afirmou.
O funcionamento do Banco de Leite Humano
O Banco de Leite Humano do HMB atende uma área de até 13 km a partir da sua sede, abrangendo também partes dos municípios de Jandira, Carapicuíba e Santana de Parnaíba. O hospital disponibiliza um veículo que realiza o recolhimento dos frascos de leite duas vezes por semana, com o uso de caixas térmicas. As mães são orientadas a armazenar o leite no congelador, e não precisam se deslocar até o hospital para entregar os frascos.
Todo o leite doado é pasteurizado e estocado adequadamente, assegurando a sua qualidade e segurança. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 2575-3289 ou enviar um e-mail para blhbarueri@hmb.spdm.org.br.
Benefícios sociais da doação de leite humano
- A doação de leite humano traz diversos benefícios para a sociedade, entre os quais destacam-se:
- Redução do tempo de internação dos bebês;
- Fonte sustentável de alimento;
- Contribuição para a redução de custos no sistema de saúde;
- Melhora na saúde geral da população;
- Impacto positivo na educação a longo prazo.
A ação do Banco de Leite Humano do HMB não só contribui para salvar vidas, mas também promove uma rede de solidariedade e saúde pública, beneficiando mães, bebês e toda a comunidade.
Fonte:Portal Barueri