BarueriPolítica

Câmara recebe lançamento da campanha ‘Maio Amarelo’

oficial da campanha Maio Amarelo, de conscientização e educação para um trânsito mais seguro. Durante a sessão de terça-feira, 6, servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana estiveram no plenário para falar sobre a programação e entregar aos vereadores o laço amarelo que simboliza a causa.

A campanha Maio Amarelo foi instituída em Barueri pela Lei Municipal 2.472/2016, de autoria do vereador Kascata (Solidariedade).

“Tenho muito orgulho de ser o autor do projeto de lei que criou essa política pública tão importante para o povo de Barueri, porque é uma campanha que ajuda a salvar vidas e tornar o trânsito um ambiente mais saudável para todo mundo”, comentou Kascata.

Segundo o secretário José Luiz Pinheiro, os acidentes de trânsito no município resultaram em 19 mortes em 2024, número 17% menor na comparação com o ano anterior.

“Nossa política é de tolerância zero para óbitos no trânsito”, destacou Pinheiro. “Mas isso não depende só do poder público. Obedecer às leis de trânsito é responsabilidade de todos, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres”, complementou o secretário, que também lembrou o papel da Câmara Municipal na construção de um trânsito melhor e mais pacífico na cidade.

“Os vereadores ajudam muito propondo melhorias para o trânsito. Eles são a voz do povo, ou seja, quando a Secretaria de Mobilidade Urbana atende ao parlamentar, ela está atendendo à população de Barueri”, disse o secretário.

Ao longo de maio, a Prefeitura de Barueri promoverá ações educativas em garagens de ônibus, escolas, terminais, vias públicas e empresas, além de palestras, teatro infantil e blitzes com foco em motoristas, pedestres e estudantes.

Maio Amarelo

Trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito.

A campanha foi criada em 2011, pela ONU (Organização das Nações Unidas), que decretou na ocasião a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e, com isso, o mês de maio tornou-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, e um único momento, no primeiro semestre de cada ano.

Fonte:Gazeta Barueri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×