Pais elogiam Projeto Sorrisos Saudáveis na Primeira Infância, promovido pela Secretaria de Saúde de Barueri
Com o tema “Transformando sorrisos, avaliando conquistas”, a Secretaria de Saúde de Barueri realizou, nos dias 28 e 29 de abril, a 3ª edição do Projeto Sorrisos Saudáveis na Primeira Infância. A ação aconteceu na EMMEI – Escola Municipal Maternal e de Educação Infantil “Maria Dolores Zendron Penteado”, localizada na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 41, no bairro Engenho Novo.
Voltado aos alunos da unidade, o evento reuniu educadores, profissionais da saúde e familiares. O projeto foi amplamente elogiado pelos pais, que destacaram o impacto positivo das orientações sobre saúde bucal.
“É um projeto que tira muitas dúvidas, como a forma correta de escovar os dentes e como lidar com o uso prolongado de chupetas. Isso me deu um norte para ajudar meus filhos, o Heitor César, de 5 anos, e a Maria Júlia, de apenas 1 aninho”, disse Milena de Sousa Oliveira Ramos. A mãe também aproveitou para elogiar a escola: “Gosto muito, pois tem contribuído bastante para o desenvolvimento dos meus filhos.”
Outro pai presente, Eduardo Meira Sousa, cujo filho Artur tem 4 anos, reforçou a importância das orientações recebidas: “São informações que realmente ajudam muito.” Eduardo participou da palestra ministrada pela dentista América Cristiane Leal do Nascimento, da EMEF Prof. João Tibúrcio da Silva Filho, e pela doutora Marisley Ferreira, especialista em prevenção de doenças dentárias nas escolas da rede municipal (do berçário ao 5º ano).
Envolvimento familiar e hábitos saudáveis
Com foco no estabelecimento de hábitos saudáveis de higiene bucal, o projeto envolveu a comunidade escolar com uma programação lúdica e educativa: peça teatral com fantoches, circuito de brincadeiras, jogos educativos, pescaria da saúde bucal, tabuleiro interativo e palestras.

Durante as atividades, os profissionais abordaram temas como traumatismo craniano, uso de chupetas e sucção de dedos, técnicas de escovação, importância do uso de creme dental com flúor e da escovação antes de dormir, alimentação saudável e escolha da escova ideal.
Segundo a dentista América Cristiane, a participação dos pais foi ativa: “Interagiram, tiraram dúvidas, mostraram interesse e agradeceram pelas informações compartilhadas.”
Educação e saúde de mãos dadas
Presente ao evento, a coordenadora da CABS (Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde), Fernanda Lucas Medeiros, destacou a relevância da iniciativa. “Estamos atuando há anos em diversas escolas e nas UBS. Quanto maior a aproximação entre saúde e educação, mais efetivos somos. As crianças se tornam multiplicadoras das informações dentro de casa, com familiares e amigos”, ressaltou Fernanda.
Ela compartilhou ainda um depoimento que ilustra a importância do projeto: “Um pai comentou que gostaria de ter tido acesso a esse tipo de informação quando os filhos eram menores. Por isso, investimos tanto na parte lúdica e criativa, para que o aprendizado comece cedo e seja significativo.”
Fonte: Secom-Prefeitura de Barueri